VIOLAB

VOLTAR

International Guitar Festival

Horário a definir


Informações:

15 /// Julho

Changsha - China

Local a definir

http://www.bertarojas.com/en/agenda.php


Berta Rojas

Reconhecida por sua técnica impecável e sua maestria musical inata, Berta Rojas é uma das figuras do violão mais destacadas no presente. Foi elogiada pelo Washington Post como "violonista extraordinária" e pela Classical Guitar Magazine como "embaixadora do violão clássico".

Em duas oportunidades foi nominada ao Grammy Latino, nas categorias de Melhor Álbum Instrumental (por seu disco 'Día y Medio - A Day and a Half, um duo com Paquito D'Rivera', 2012) e de Melhor Álbum Clássico (por seu disco Salsa Roja, 2014).

Sua calidez e musicalidade reconhecidas lhe conferiram um lugar de preferência no gosto do público que a aplaudiu em grandes cenários como o Weill Recital Hall do Carnegie Hall e o Frederick P. Rose Hall do Jazz no Lincoln Center em Nova York, o South Bank Cntre de Londres, o Kennedy Centre em Washington D.C., e o National Concert Hall em Dublin, onde atuou como solista da Irish Radio and Television Orchestra, e o Sala 4 do Flagey em Bruxelas onde se apresentou com a Brussels Phillharmonic Orchestra para a Televisão Nacional Belga.

No ano de 2011, Berta iniciou, junto a Paquito D'Rivera como astro convidade, o tour “Tras las Huellas de Mangoré”. O duo se apresentou em 20 países da América Latina e Caribe, finalizando no Teatro Nacional da capital de El Salvador.

Suas apresentações como solista exibem sua maestria interpretativa e técnica. Em cada concerto Berta leva a audiência a uma viagem colorida de sons, que inclui novas obras de compositores de diversas tradições. Isto pode ser apreciado em sua discografia, que inclui discos como 'Cielo Abierto' (2006), 'Terruño' (2009), 'Alma y Corazón - a dúo con Carlos Barbosa-Lima' (2007) e o célebre álbum 'Intimate Barrios' (2008), que apresenta obras do grande compositor e violonista paraguaio Agustín Barrios.

Além de enriquecer continuamente dua carreira artística através de frequentes viagens internacionais brindando concertos e participando de classes magistrais, Berta Rojas mantém um firme compromisso com a fomentação e a difusão da guitarra clássica, reforçando a promoção da música de seu país, o Paraguai, e também da música latino-americana. Em 2009 criou o primeiro concurso online de violão clássico, o Barrios WorldWideWeb Competition, que realizou duas edições, gerando um enorme interesse em todo o mundo do violão. Foi diretora artística das três edições do Festival Iberoamericano de Violão, reelizado no Museu Smithsonian em Washington D.C., e co-fundadora do Concurso Beatty Competition para Violão Clássico. Os jovens ganhadores tiveram a oportunidade de se apresentar no John F. Kennedy Center em Washington D.C..

Entres seus mestres destacam-se Felipe Sosa, Violeta de Mestral e Abel Carlevaro. Obteve a licenciatura em música na Escuela Universitaria de Música no Uruguai, onde foi aluna de Eduardo Fernández e Mario Payseé. Mais tarde, ganhou maestria em música no Peabody Institute, sob guia de Manuel Barrueco, Ray Chester e Julian Gray. Nessa mesma instituição obeteve o diploma Graduate Performance.

Rojas foi reconhecida como Fellow of the Americas do Kennedy Center for the Performing Arts por sua excelência artística, e conta com a honra de ser Embaixadora do Turismo do Paraguai.

A agência EFE, em publicação no ano de 2014, a indicou como uma das mulheres mais influentes do mundo hispânico.

play