VIOLAB

VOLTAR

Quaternaglia Guitar Quartet em São Paulo

10h


Informações:

03 - 04 /// Agosto

São Paulo - SP

Local a definir

http://quaternaglia.com.br/upcoming-events/


Quaternaglia Guitar Quartet

O Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ) tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório.

Em mais de vinte anos de atuação, o grupo - formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina - vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Almeida Prado, Egberto Gismonti e Paulo Bellinati.

Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional após a obtenção do "Ensemble Prize" no "Concurso Internacional de Violão de Havana" (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos. Segundo o jornal Los Angeles Times, "uma aura de pureza penetrou o concerto do quarteto de violões Quaternaglia, que preencheu todos os requisitos com serenidade e inteligência em sua estreia na Califórnia".

A discografia do Quaternaglia inclui os CDs Quaternaglia, Antique, Forrobodó, Presença, Estampas e Jequibau, além do DVD Quaternaglia, gravado ao vivo. Em 2012, como parte das celebrações de seu vigésimo aniversário, o quarteto atuou como solista convidado da Sinfônica Heliópolis regida por Isaac Karabtchevsky na Sala São Paulo.

O quarteto tem se apresentado em cidades como New York, Chicago, Los Angeles, Dallas, Lisboa, Porto, Buenos Aires e em mais de 15 estados brasileiros, além de ministrar masterclasses e palestras a convite de instituições como Universidade de Yale e Conservatório de Coimbra. Em 2013 o Quaternaglia apresentou o Concerto Itálico, de Leo Brouwer, sob a regência do compositor no Teatro Nacional de Havana (Cuba).

Os músicos do Quaternaglia utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.

play