Violab

violab-chico-pinheiro

Produtos relacionados:

Chico Pinheiro

Natural de São Paulo, Chico Pinheiro é considerado um dos artistas mais expressivos da música brasileira contemporânea. Autodidata, começou tocando violão e piano aos sete anos de idade e passou a atuar profissionalmente aos 15 anos. Formado pela Berklee College of Music, em Boston, Chico Pinheiro é hoje celebrado como excelente instrumentista e compositor único, de grande originalidade e maturidade, e já reconhecido por Edu Lobo, Moacir Santos, Brad Mehldau e Cesar Camargo Mariano como uma das novas referências, um “novo sopro na música brasileira”.

Seu primeiro CD, Meia Noite Meio Dia (Sony, 2003) – com participações de Luciana Alves, Lenine, Ed Motta, Chico César e Maria Rita – é incluído pelos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo em suas listas de melhores do ano. Em 2005, lançou pela gravadora Biscoito Fino, o CD Chico Pinheiro, festejado por imprensa e público, e incluído novamente na lista dos “Melhores do Ano” pelos três maiores jornais do país, além de receber críticas bastante positivas na Europa. O CD teve participações de João Bosco, Luciana Alves e Tati Parra. No mesmo ano, Chico figura como único artista brasileiro solo a se apresentar no palco Jazz do TIM Festival, ao lado de Brad Mehldau, Nancy Wilson, Dave Holland e Birelli Lagrene.

Em dezembro de 2007, Chico Pinheiro lança seu 3º CD, NOVA (inaugurando também o selo Buriti), em parceria com o guitarrista e compositor americano Anthony Wilson (Diana Krall), disco que novamente foi incluído entre os melhores do ano pela crítica especializada no Brasil e obteve excelentes críticas nos EUA, sendo inclusive citado entre os melhores pela revista Down Beat. Em 2010, lança o álbum There’s a storm Inside, pelo selo CT Music/ Japan/ Sunnyside Records/ USA, desta vez distribuído no mundo todo e mais uma vez obtendo críticas excelentes. Desse disso, gravado parte nos Estados Unidos e parte no Brasil, participam Dianne Reeves, Bob Mintzer, Oscar Castro Neves e Luciana Alves.

Mais sobre Chico Pinheiro

Em 2016 lança VARANDA, CD em parceria com Tiago Costa, Edu Ribeiro, Bruno Migotto e Felipe Salles, novamente alcançando a cotação máxima na Revista Downbeat. A publicação americana de mais prestígio ressalta Pinheiro como “prodígio da Guitarra”.

Como instrumentista e compositor, Chico Pinheiro foi contemplado na Associação Latin Jazz Corner – USA com os prêmios Best Latin Jazz Guitarist of 2010 e Best Latin Jazz Composition of 2010. Em 2012, Chico figura na lista Annual Critics Poll 2012, da revista DOWNBEAT, na categoria ‘RISING STAR/ Guitar, ao lado de Julian Lage, Adam Rogers e Peter Bernstein. Em 2019, figura novamente na mesma lista publicada pela revista.

Parceiros de canções incluem Aldir Blanc, Maysa, Paulo César Pinheiro, Jesse Harris, Pedro Luís, Chico César, Tiago Torres da Silva, José Miguel Wisnik, Guile Wisnik e Paulo Neves. Desde a sua estreia fonográfica solo, em 2003, Chico vem excursionando pelo mundo todo, onde se apresenta em vários teatros e festivais de jazz e música brasileira.

Chico Pinheiro: últimas atualizações

Em 2020, Chico Pinheiro concorreu ao prêmio Grammy Latino 2020, com o álbum “SORTE! Music by John Finbury”, o único indicado brasileiro entre os concorrentes deste ano. Além do violinista, o álbum reuniu a cantora Thalma de Freitas, o pianista Vitor Gonçalves, o percussionista Rogerio Boccato, o baterista Duduka Da Fonseca e o baixista americano John Patitucci. Eles disputaram a categoria de melhor álbum de jazz latino.

ico-spotifyOuça Chico Pinheiro

Produtos relacionados:

Rolar para cima
Rolar para cima